"Essa matéria foi publicada com a permissão da autora Rafaela do blog http://thedarkopendoors.blogspot.com.br"
O Que é Preciso Para Ser Gótico?O Post de hoje é sugestão do leitor Douglas,que abriu um pouco os meus olhos para um alguns temas tão próximos de nós,e me inspirou a criar esse post,que vem com a seguinte pergunta: O Que é realmente necessário para ser gótico? Será que existe algo que pode nos impedir de sermos quem somos?...Lembrando que já falamos sobre o preconceito contra os góticos na postagem Góticos e o preconceito... Dentro de Casa !? e em O Movimento Gótico que não é Assassino.Vamos tratar primeiramente de algumas dúvidas e quebrar alguns tabus que algumas pessoas que leem nesse momento podem ter.
- Quem Somos?
A primeira imagem que vem à cabeça de muitas pessoas quando ouvem o termo "gótico" é a de uma pessoa pálida ou de pele muito clara. Imaginem como alguém deve se sentir quando não está nesse padrão...Eu tenho a pele muito clara,mas se não tivesse não veria nenhum problema em ser gótica. Existem SIM góticos negros ou de pele bronzeada,inclusive góticos loiros existem. Se essa imagem continuar estaremos estabelecendo o mesmo padrão que a sociedade medíocre de hoje em dia estabelece,um padrão de beleza absurdo.
- O Que Usamos?
Não consigo compreender o objetivo de algumas pessoas em se vestirem com certos exageros,coisas absurdas em nome de ser gótico. Nada cobra isso de você. É claro que cada um tem a liberdade de escolher como se vestir e como viver. Lembrando que se você acorda simplesmente com vontade de usar uma roupa preta,não significa que está se tornando gótico. mas a moda gótica não devia ser uma ferramenta só pra chamar atenção,e sim pra mostrar a sua identidade,quem você é.
- Porque somos discriminados?
Muitos góticos vivem reprimidos por suas famílias,acredito que a maioria de nós já experimentou essa desagradável experiência.
Nesses dias eu fui procurada por um garoto na minha escola,sendo que eles não conhecem o blog, e ele disse que admirava o meu estilo e a minha coragem,e que se sentia da mesma forma,mas o seu pai o ameaçava e nunca deixaria ele se assumir gótico.
De nenhum modo eu recomendo a rebeldia,também sou muito nova e a minha família já me discriminou muito,por isso sei que a pior solução é a revolta. Tente conversar com eles,e se eles não quiserem nem ao menos ouvir,mostre mais o lado bom de ser assim,e acima de tudo,nunca abandone quem você realmente é.
- Do Que Gostamos?
Os envolvidos com a subcultura gótica,em sua grande maioria,são pessoas envolvidas com a arte,seja de qualquer natureza e pessoas bastante cultas. Isso é muito bom,principalmente em um país como o nosso. Para saber mais sobre a arte gótica,visite as páginas do blog sobre a música,literatura,arquitetura e pinturas góticas.
- O Que Ouvimos?
A música gótica é composta por bandas na vertente do rock. Particularmente,independente de uma banda ser gótica ou não,eu prefiro as que tem letras mais profundas e que transmitem algumas mensagens. São exemplos: Theatre Of Tragedy,Lacrimosa,The Sisters Of Mercy,Joy Division,Epica,Within Temptation,Lacuna Coil,com a maravilhosa Cristina Scabbia,enfim... Aqui no blog temos biografias e downloads dessas bandas e outras. Além disso,existem muitas bandas de rock atualmente têm influências góticas,vale a pena conhecer.
- No Que Acreditamos?
A subcultura gótica é laica,ou seja,aberta a toda e qualquer religião,você assume a religião que quiser. Nada explica o fato de existirem grupos e mais grupos praticando rituais religiosos em nome da subcultura gótica. Se fazem isso,é por uma religião,e não uma cultura.
- Pelo Que Lutamos?
Muitos "góticos" se envolvem em brigas com pessoas de outras subculturas,seja por "prazer" ou por falta de compreensão das diferenças. Isso não é necessário pra mostrar quem somos. Ao contrário,cria uma imagem suja e violenta de nós. Vamos nos preocupar menos com a opinião dos outros,sermos mais pacientes,e,principalmente termos personalidade.
- O Que Nos Faz Ser Assim?
Somos na maioria das vezes rotulados como pessoas com tendências suicidas ou pessoas revoltadas com tudo e com todos,simplesmente. Sabemos que não é assim. Vivemos uma vida bem mais profunda,de mentes abertas e a nossa compreensão pela morte só nos faz ver as coisas mais belas da vida.
- O Que Sentimos?
A solidão é um sentimento presente para nós na maioria das vezes. Seja porque as pessoas não compreendem nossas diferenças,ou porque não nos identificamos com essa "sociedade". Eu sei que é muito difícil agir como se todos os outros fossem diferentes e nós,normais,quando todos são tão iguais. Ainda temos o nosso próprio mundo pintado construído pelas sombras,que está presente aqui e em muitos outros lugares,sejam blogs,ou locais pelo mundo lá fora,e principalmente dentro de cada um de nós.
Agora,vamos voltar à nossa pergunta inicial. O que é preciso para ser gótico? A resposta simplesmente não existe. Nada é necessário para ser gótico. As coisas materiais são apenas uma extensão de quem somos por dentro.
Muito Obrigada pelas visitas,Até a próxima postagem...
Rafaela.
Foi uma honra pra mim!
ResponderExcluirObrigada também pela indicação.
Adorei seu blog,Estarei sempre por aqui!